Fazer do desemprego uma oportunidade para se ser empreendedor


Chove intensamente. A aldeia está isolada porque há semanas que não pára de chover, não se antevendo que a chuva cesse tão depressa. Os aldeões, ensinados e incentivados durante gerações a construírem as suas casas exclusivamente de barro cru, assistem impotentes à sua transformação em lama, que agora escorre em cascata pelos carreiros pedregosos do lugar.

O chefe comunitário, que com o seu eterno opositor alterna no poder há mais de trinta anos, manda reunir o povo na montanha, na caverna usada nessa emergência para reuniões deliberativas. Todos acorrem, na expectativa de uma solução para a grave crise habitacional da aldeia. Sente-se o vapor desesperado da transpiração húmida dos corpos ansiosos.

O Grande Chefe sobe ao pequeno palanque e dirige-se-lhes: - Meus amigos, caros conterrâneos, as vossas casas estão destruídas, porque vós as construístes em barro cru. É certo que chove há mais de um mês, e que isso não é culpa vossa, mas construir casas em barro foi obviamente um erro.

E continua: - Estou aqui para vos dizer que temos agora a certeza, garantida pelos mais experientes especialistas em meteorologia, que no decurso de todo este ano e talvez, quem sabe,  do ano que vem, vai continuar a chover a este exacto ritmo. Mas o que vos quero dizer também, é que não vos podeis deixar abater: há que fazer desta desgraça uma oportunidade para mudarem a vossa maneira de pensar, para alterarem a vossa mentalidade tacanha e apostarem na modernidade. Meus amigos, parai de chorar pelos cantos, e construí casas de cimento.

Um grande silêncio. O atrevidote da aldeia olha em volta. Ninguém os ensinou a construir casas em cimento. Aliás, nem sabem  o que é cimento.

- Chefe, diz timidamente, com a vossa licença, o que é cimento?

- Ah, meu caro amigo,  não sabeis o que é cimento! Esse é o problema: ninguém sabe aqui o que é  cimento, nunca ninguém soube o que era cimento, daí na aldeia não haver cimento. E é precisamente por isso que estamos como estamos. Pois fiquem todos a saber, que o cimento é um material durável, que serve para construir casas de modo a que não se desfaçam com a chuva. Portanto, meus amigos, agora que já sabem o que é cimento, tratem de construir as vossas casas em cimento, e depressa porque, como já disse, vai chover ainda durante um ano, pelo menos. Repito: transformem esta desgraça numa oportunidade.

[With a little help from  Pedro Passos Coelho ]   

2 comentários:

io disse...

uma pequenina ajuda? o gajo escreveu isto tudo! ;-)

antuérpia disse...

ahahah...pois, confesso! ;-)))